Bogotá #1

5:35, o dia acordou cedo. São as boas graças de um corpo habituado ao fuso europeu – o jet lag é vantajoso neste sentido. Estreei o pequeno almoço e uma saborosa fruta começou a despertar-me o apetite sul-americano.
Um passeio pela manhã ainda fresca foi a melhor opção. Tomei a “ciclovia” para me familiarizar com uma espantosa iniciativa. Aos domingos e feriados, um conjunto de artérias da cidade são libertadas da enorme pressão automobilística e dedicadas aos cidadãos, que não se fazem rogados: são milhares aqueles que de bicicleta, a correr, em passo acelerado ou em simples passeio, gozam desta “paz” urbana.

IMG_0959.JPG

São já 9:30h e como a promessa de chuva não se cumpre, os grupos avolumam-se. Ora equipados a rigor da cabeça aos pés, alinhados pelo mesmo tom, ora em pura descontração dominical, acertam passo em amena cavaqueira e ritmo mais lento, ou em compenetrado silêncio técnico cadenciado pela pedaleira. Todos se aplicam nesta iniciativa. Todos se alegram.
Aqui e ali aparecem os muitos apoios – para as máquinas e os homens. Fruta fresca e sumos naturais para estes, tendas de reparação, onde não faltam peças e ferramentas, para aquelas.
A polícia garante uma certa ordem e voluntários assinalam as passagens mais perigosas, sobretudo em cruzamentos com carros. Tudo parece rolar com uma tranquilidade habitual.

IMG_0963.JPG

Quando começo a abraçar o centro, a paisagem muda, entrando num ritmo que recebe edifícios mais estilo colonial contrabalançados com aqueles que se estendem em modernas linhas.
São 10:30 e o sol espreita pelas nuvens. É hora de provar um café colombiano e um pastel para recompor energias.

IMG_0965.JPG

~ por luisf em Outubro 12, 2014.

Deixe um comentário